quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Parlamento do Brasil x Parlamento Uruguaio: a Dimensão de nosso Obscurantismo

"Deputados uruguaios aprovam adoção por casais homossexuais
Projeto de lei deve passar pelo Senado até 15 de setembro.
[http://g1.globo. com/Noticias/ Mundo/0,, MUL1283327- 5602,00.html]
27/08/09 - 19h14 - Atualizado em 27/08/09 - 19h42
Da BBC

A Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou, nesta quinta-feira, um projeto de lei que permite a adoção de crianças por casais homossexuais.

A lei passará agora pelo Senado, onde a votação está sendo considerada apenas uma formalidade, já que os senadores já haviam aprovado a versão preliminar do projeto.

Caso seja aprovada no Senado, o Uruguai se tornará o primeiro país da América Latina a autorizar a adoção por casais homossexuais.

Dos 99 deputados que compõem a Câmara no Uruguai, 53 estavam presentes na votação e 40 votaram a favor da medida.

O governo do presidente Tabaré Vázquez - o primeiro líder de esquerda a assumir a Presidência do Uruguai - aprovou em maio o acesso dos homossexuais às escolas militares do país.

Em 2008, o governo também aprovou a união civil entre homossexuais.

Críticas
Apesar disso, a lei sobre a adoção causou polêmica no país.

Em entrevista ao canal de televisão Univision, o arcebispo de Montevidéu, Nicolas Cotugno, afirmou que "o tema da adoção de crianças por homossexuais se refere essencialmente à natureza humana e consequentemente se trata de ir contra os direitos fundamentais do ser humano enquanto pessoa".

O porta-voz da ONG Coordinadora Nacional por la Vida, Nestor Martinez também criticou a medida em entrevista ao jornal uruguaio El Pais, na qual afirmou que o projeto de lei "constitui um retrocesso e um atentado aos direitos das crianças".

A votação da lei no Senado deve acontecer antes do dia 15 de setembro, quando se encerram as atividades do legislativo por conta das eleições presidenciais, agendadas para outubro."
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1283327-5602,00.html

(matéria divulgada em listas por Carlos Tufvesson)

Nenhum comentário: