sexta-feira, 7 de agosto de 2009

UM BASTA NAS "TERAPIAS" DE MUDANÇA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL

"Associação Americana de Psicologia repudia 'conversão' de gay para hétero
/ ciência e saúde / Psicologia O Portal de Notícias da Globo
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1256934-5603,00.html
06/08/09 - 11h45 - Atualizado em 06/08/09 - 18h21
Do G1, com informações da AP

Comitê avaliou 83 pesquisas produzidas desde os anos 60.
Entidade sugere ponderação para orientar homossexuais religiosos.
A Associação Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês) declarou nesta quarta-feira (5) que profissionais de saúde mental não devem dizer a seus pacientes gays que eles podem se tornar heterossexuais por meio de terapia ou outra forma de tratamento. A orientação da entidade, específica para aqueles que atendem pessoas com conflitos entre sua orientação sexual e suas crenças religiosas, é que consideram opções múltiplas, que vão da adoção do celibato até a pura e simples troca da igreja que frequentam.

A resolução com esses princípios foi aprovada por 125 votos contra 4 durante convenção da APA, realizada este ano em Toronto, no Canadá, até domingo (9). Em um relatório baseado em dois anos de pesquisas, os 150 profissionais afiliados manifestaram firme oposição à chamada “terapia reparadora”, que busca a mudança de orientação sexual. O texto afirma que não há evidência sólida de que essa mudança seja possível. Alguns estudos, o relatório ressalta, sugerem até mesmo que esse tipo de esforço pode induzir à depressão e a tendências suicidas. “Quem atende deve ajudar seus pacientes por meio de terapias (…) que envolvam aceitação, apoio e exploração de identidade, sem imposição de uma identidade específica”, diz o documento.
Clique aqui para ler o documento na íntegra (em inglês, formato pdf, 138 páginas)"


Veja também em outros veículos a repercussão da decisão da APA, entidade de classe dos psicólogos que congrega o maior número de profissionais em todo o mundo - 150 mil associados:

"O ponto final aos tratamentos de cura aos homossexuais
Um novo relatório da Associação Americana de Psicologia repudia o tratamento.

06 de agosto de 2009 às 10:51 / Última alteração: 06 de agosto de 2009 às 11:10
http://www.dolado.com.br/noticias/o-ponto-final-aos-tratamentos-de-cura-aos-homossexuais.html

A Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association – APA) declarou na última quarta-feira (5) que os profissionais que cuidam da saúde mental de seus clientes não devem falar a seus clientes homossexuais que é possível se tornar heterossexual através de terapia ou outros tipos de tratamento.

Ao invés disso, a APA insiste para que os terapeutas considerem diversas opções – que podem variar do celibato à mudança de igrejas – para aqueles clientes que a orientação conflitam com a religião."



"Psicólogos não devem sugerir aos clientes gay que podem mudar de orientação sexual
Deve um técnico de saúde mental dizer a um gay que é possível mudar de orientação sexual? A Associação Americana de Psicologia (APA) aprovou ontem em Toronto, no Canadá, uma resolução onde defende que não."
07.08.2009 - 09h41 Andreia Sanches"
Ver a íntegra da máteria em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1395123&idCanal=62

Nenhum comentário: