domingo, 1 de novembro de 2009

ARTICULAÇÃO DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS DO ESTADO DO RIO (ALBERJ)

O caderninho da programação oficial da 14ª Parada do Orgulho LGBT Rio 2009 (pág. 15) traz oportunas alvíssaras: A criação da Articulação de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro (ALBERJ).

Daqui lhes saúdo e parabenizo.

"Criada em 19 de agosto de 2009, inicialmente com o nome de Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado do RJ, para todas as mulheres que se identifiquem como lésbicas ou bissexuais.

Temos como princípios: o feminismo, o empoderamento e autonomia das mulheres, a visibilidade, a horizontalidade e a pluralidade, sendo sua construção permanente e coletiva, com vistas à consolidação de um espaço que agregue diferentes classes sociais, etnias, identidades, gerações, credos religiosos, pessoas com deficiência e movimentos sociais.

A Articulação foi pensada para o fortalecimento e o protagonismo das Lésbicas e Mulheres Bissexuais que desejam a construção de uma sociedade justa, livre, fraterna e igualitária.

Somos solidárias com os demais segmentos LGBT, entendendo que a organização e a unidade na ação são pilares fundamentais para a ampliação de conquistas.

Defendemos relações sociais e econômicas que priorizem a promoção da saúde e do bem estar social, enfrentando o empobrecimento e a mercantilização das relações e dos corpos das mulheres, buscando garantir a produção dos bens materiais e imateriais, bem como o acesso igualitário de mulheres e homens a esses bens, respeitando o meio ambiente e valorizando práticas econnômicas justas e solidárias.

A ALBERJ tem como papéis: articular e fortalecer a cidadania das lésbicas e mulheres bissexuais do Estado do Rio de Janeiro.

Buscaremos sempre o consenso, pois reconhecemos as diferenças e as multiplicidades dos grupos e redes de que as companheiras fazem parte e também as que são autônomas.


E-mail: articulacaolesbirj@gmail.com"


Nenhum comentário: