quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ativistas de Movimentos Sociais: uma Questão de Identidade e Autonomia

O jornal Paranáonline informa que a reunião pública semanal que o governo do estado realiza, a chamada "Escola de Governo", ocorrida na última segunda-feira, dia 02/11, apenas mereceu a presença de um ativista dos movimentos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, uma semana após a desagradável "brincadeira" do governador Roberto Requião (PMDB) em associar o câncer de mama masculino às paradas gays.

Trata-se da travesti Andrielly Vogue, que disputou as últimas eleições como candidata ao cargo de vereadora pelo PT. Ela compareceu à reunião pública devidamente municiada de propostas concretas, que foram anotadas pelo Secretário Nizan Pereira. Andrielly disse, na ocasião, que irá participar ativamente do grupo de trabalho constituído para discutir políticas públicas necessárias ao enfrentamento da estigmatização e seus efeitos sobre a população de gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais.

Diante dos lugares vazios no auditório, o governador não perdeu a oportunidade de fazer mais uma de suas piadas. Só que dessa vez o exercício de sua verve humorística representou uma certeira estocada nos ativistas dos movimentos lgbts.

"Geralmente eu me enfureço com isso [com o descaso para com a audiência pública, representado pelos lugares vagos], mas hoje o Moreira (Carlos chefe de gabinete) me alertou que o pessoal ainda não voltou da parada que teve domingo no Rio de Janeiro”, teria dito o governador.


Constatada a única presença de integrante do segmento lgbt, principalmente após o desastrado "chiste" do governador na semana passada, realmente é de se parar para pensar sobre quais são efetivamente os compromissos das atuais lideranças dos movimentos lgbts.

Requião aproveitou ainda para fazer troça com o governador e o prefeito do Rio de Janeiro, por terem participado da parada em Copacabana. Disse que jamais será visto dançando em uma parada gay, mas que o estado que administra, há sete anos discute e trata da questão da isonomia de direitos para a população de lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais.

Na ocasião, o Secretário Especial de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, mencionou as ações já em andamento, destacando as de enfrentamento às práticas homofóbicas no ambiente escolar.

Segundo ele, tais ações de governo decorrem apenas do entendimento de que o exercício do poder político em nível institucional público "tem que existir para apoiar e fazer valer o direito de quem tem poucos direitos ou não tem os direitos respeitados”.

Ou seja, não decorre de graça ou benevolência, não gerando daí nenhum vínculo ou expectativa de comprometimento por parte dos movimentos sociais, que devem saber se manter compromissados tão somente com os interesses dos segmentos em nome dos quais atuam e dos de outros movimentos sociais, ao invés de adotarem posturas adesistas, com a grave perda da identidade e da autonomia.

Taí uma boa lição para ser ministrada na escolinha dos ativistas.


Fonte:
Roger Pereira:Travesti leva sugestões sobre diversidade para Requião. Jornal Paranáonline, 04/11/2009 às 00:00:00 - Atualizado em 03/11/2009 às 22:29:02
http://www.parana-online.com.br/editoria/politica/news/407320/?noticia=TRAVESTI+LEVA+SUGESTOES+SOBRE+DIVERSIDADE+PARA+REQUIAO,
a partir de divulgação na listagls, realizada por Marco Antonio, do www.marcoantonyo.blogspot.com.

Nenhum comentário: