quinta-feira, 27 de maio de 2010

HOJE: DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE 17:30 horas

Hoje, às 17:30 horas, no Clube de Engenharia (av.Rio Branco, 124, 25º) estará acontecendo o seminário DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE

Será exibido um filme documentário sobre o financiamento da ditadura brasileira pelos EUA e, em seguida, será proferida palestra pelo Ministro Paulo Vanucchi

O evento contará, ainda, com a participação da historiadora Dulce Pandolfi, diretora do IBASE e do CPDOC/FGV.

A sociedade brasileira, por seus setores efetivamente comprometidos com os Direitos Humanos, vem travando luta em prol da recuperação da história sobre os mortos e desaparecidos nos porões da ditadura de 1964.

A OAB, inclusive, coerente com o seu passado histórico, realiza belíssima campanha nesse sentido.

Um fato curioso dessa luta

Há meses, postei em meu blog http://www.memoriamhb.blogspot.com/, trecho de editorial da revista Carta Capital em defesa da recuperação da memória e da verdade histórica dos desaparecimentos ainda hoje não esclarecidos, havidos no contexto da ditadura civil-militar brasileira instaurada em 1964.

Surpreendentemente, a então colaboradora daquele blog diligentemente fez questão de postar, logo em seguida, matéria denunciando o fato de haver um militar que ainda não havia obtido a indenização que pleiteava, por haver, segundo alegava, sofrido prejuízos em razão do regime de exceção.

Ainda hoje não encontro qualquer ligação entre uma demanda e outra. Mas, enfim, a diversidade é tambem isso - o fato de haver pessoas que se pensam e se dizem democráticas, libertárias e, no entanto, posicionam-se em defesa do regime instaurado no Brasil em 1964 e de todas as privatizações havidas no governo FHC; afirmam que o Partido dos Trabalhadores (PT) foi a pior coisa que aconteceu na história do país; negam a liderança - reconhecida inclusive internacionalmente - do presidente Lula, e, claro, desconsideram todas as conquistas socioeconômicas advindas ao segmento mais pobre de nosso país em seu governo (apenas para citar dois dados: o aumento real e muito acima da inflação do salário mínimo, que hoje passa dos 200 dólares, e a ampliação das escolas técnicas e universidades federais).

A diversidade é tamanha que essa ex-colaboradora passou a afirmar que a postagem que realizei em seguida - o texto do código publicado pela ONU em 1979, com prescrições quanto à observância dos direitos humanos aos servidores encarregados doo cumprimento da lei - tinha por objetivo único e exclusivo defenestrar o seu texto sobre o militar que ainda não recebera a indenização pleiteada. Haja diversidade! Maior autocentramento, impossível.

Baixe aqui o livro Direito à Memória e à Verdade, lançado pela Presidência da República

Visite e conheça

Direitos Humanos Net Direito à Memória e à Verdade, Comprometidos com os Direitos Humanos

Leia

A Concretização do Direito à Memória e à Verdade e o respeito aos Direitos
Humanos: uma análise do processo de anistia política no Brasil


Direito à Memória, à Verdade e à Justiça

A decisão do STF na ADPF 153, promovida pela OAB



Nenhum comentário: