quinta-feira, 25 de novembro de 2010

RAPIDINHAS: AS MAIS RECENTES NOTÍCIAS

# Hoje se realizou em São Paulo ato de protesto em frente ao Makenze, contra as declarações de Augustus Nicodemus em desfavor do Projeto de Lei antidiscriminação (que visa contemplar a identidade de gênero e orientação sexual entre o elenco de valores a serem protegidos contra discriminação - raça/etnia, religião, sexo, origem, condição física etc -, na lei já existente.

Segundo informes socializados, foi um sucesso. De lá, partiram para a Paulista. O número de manifestantes ia aumentando na medida em que o grupo se deslocava.

# Religiosos intolerantes e anticristãos (a maior lição que Cristo pregava era justamente o amor, a solidariedade, a humildade; a separação entre Religião e Estado: "A César o que é de César e a Deus o que é de Deus") estão a se organizar para tentar impedir que parte da sociedade brasileira faça cumprir aquilo que já consta da Constituição da República (é vedada a prática de discriminação, seja por qualquer motivo). Veja em: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108404238

É preciso que a população LGBTTT se mantenha alerta contra as provocações que vem sendo orquestradas. Não fazer o jogo da provocação que está em andamento é o que importa. Tudo o que eles desejam é que se aceite esse jogo, para que eles se sintam justificados.

- Os cartazes expostos na Parada do RJ dia 14; na entrada/saída da Universidade Federal Fluminense, Campus do Gragoatá (onde se concentram os cursos de Humanas, os mais reflexivos) , em 16/11 e em outros locais pela região metropolitana, não são coincidência, mas fruto de uma ação estratégica que deliberadamente optou pela afronta, pela provocação, pelo desrespeito no mais elevado grau.

Como disse um estudante na saída da UFF, semana passada,   nenhum Gay, Lésbica, Travesti, Transexual ou Transgênero vai até as portas dos templos religiosos para agredir,  provocar,  censurar, ameaçar seja quem seja que professe esse ou aquele credo.

É lamentável assistir essa onda de preconceito, beligerância, incentivo ao ódio, que vem sendo promovida por certas correntes religiosas - coisa que absolutamente não fazia parte da nossa cultura.

Ao cidadão postado na porta da UFF com o seu estandarte, indaguei se ele era capaz de conceber que existiam pessoas que não possuiam a mesma concepção de divindade que ele. - Não, ele simplesmente não conseguia admitir semelhante coisa. Para ele tudo o que não fosse A SUA maneira de compreender Deus não era verdadeira. A Verdade, única, absoluta, insofismável, era A DELE; de ninguem mais!

# Na terça-feira, dia 23, o Juízo da Infância e Juventude de São Paulo determinou o retorno  à Fundação Casa dos 4 menores envolvidos nos casos de agressões na Paulista, no último dia 14.

# Agora à noite, a CBN divulgou que a Polícia vai requerer ao Juiz da Vara Criminal a Prisão de Jonathan Domingues, de 19 anos, o 5º envolvido nas agressões da Paulista.

# Segundo o MixBrasil,  o estilista Carlos Tufvesson será o titular da Coordenadoria Especial de Assuntos da Diversidade Sexual, a ser criada no próximo ano pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Tufvesson, que encerrou as atividades de sua empresa de moda, disse que terá mais tempo para se dedicar ao ativismo.

Segundo informa a matéria, "as atividades já deverão começar a ser realizadas. Ele quer um contato mais direto com a comunidade e diz que 'o objetivo principal da Coordenadoria vai ser servir a população LGBT do Rio de Janeiro. O cidadão LGBT do Rio não vai mais achar que não existe poder público para ele. Ele vai saber das poucas leis de proteção que existem, pode até não usar, mas vai saber'."

Desejo de coração que ele seja eficiente e eficaz em seu novo desafio.

Sobretudo, Tufvesson, não se esqueça de viabilizar mecanismos protetivos ao segmento mais vulnerável - as travestis prestadoras de serviços sexuais.

E tambem de estabelecer e manter interlocução com a comunidade que você representa e continuará representando - algo como uma "prestação de contas" do quanto se anda fazendo, mensalmente, coisa que hoje não se tem acesso, nem das ações do colegiado estadual e muito menos do municipal. - Dos resultados das reuniões realizadas, ninguem (exceto xs que comparecem) sabe nada.

Você que sempre se posicionou contra o estilo secreto e incomunicável (descompromissado com a interlocução com o segmento que representa) que marca certa militância fluminense, não pode compactuar com o silêncio e o silenciamento.

A informação, numa sociedade republicana, TEM DE SER acessível UNIVERSALMENTE.

Aliás, nesse sentido temos o projeto de lei proposto por um deputado do PT que, ao que parece, após anos e anos de espera, tem agora chances concretas de vir a se tornar norma obrigatória. 

- Vá em frente e boa sorte! 

Nenhum comentário: