segunda-feira, 27 de junho de 2011

ALERJ PEC 23-2007 - O Retrato do fundamentalismo que assola o pais

Para quem tiver interesse, abaixo o video da secao de votacao da PEC 23/2007, que visa incluir o termo orientacao sexual dentre o elenco de valores objeto de protecao contra a discriminacao na Constituicao Estadual, realizado no ultimo dia 22, quarta-feira, na ALERJ.

Talvez seja necessario advertir para o fato de que ha, no video, a possibilidade do surgimento de emocoes fortes por parte de quem o assiste.

E que os argumentos construidos para negar a sua provacao sao criativos, surrealistas. Sinceramente, ouvindo certas falas de nobres deputados e deputadas, a gente acaba se perguntando se verdadeiramente nao estamos na Idade Media.

O video da deputada Miriam Rios e o maior exemplo disso - porque o filho do Bolsonaro ja e conhecido. Um exemplo da aberracao mental, da mais completa ignorancia - porque nao creio que seja ma fe. Fico me perguntando ate onde pode chegar o preconceito. Ao ponto de fazer uma pessoa, residente numa das principais cidades do pais, que tem acesso a cultura, a informacao, a internet, aos livros, enfim a todas as formas de informacao, porque dispoe de recursos financeiros para tanto, possuir um nivel de desinformacao desse porte.

A pergunta que fica depois de de assistir a fala da deputada, e que trata-se de questao de seguranca nacional a aprovacao dos 10% do PIB para a Educacao. Educacao Publica, Gratuita e de qualidade, ja!
E que as areas de Educacao, Direitos Humanos e Assistencia Social da Presidencia da Republica invistam pesado em campanhas educativas via televisao - servicos publicos explorados por concessao.

Confesso que nao tinha conhecimento do nivel de indigencia mental que assola o meu pais! Claro que volta e meia a gente era golpeado com aquelas perolas que a juventude escrevia nas provas do vestibular... Mas a gente construiu uma imagem de que artistas globais seriam pessoas com um bom nivel de informacao... Afinal, sao pessoas que entram nas casas todos os dias... Trabalham com a ferramenta da comunicacao, ainda que sob a forma do entretenimento... Entao a gente acaba supondo que - como os nossos grandes atores e atrizes que vieram do teatro - tem amor ao saber, gostam de se informar...
A transcricao de parte da fala da deputada eu peguei do blog Sem Preconceitos
“Não sou preconceituosa e não discrimino. Só que eu tenho que ter o direito de não querer um homossexual como meu empregado, eventualmente”, disparou. “Por exemplo, digamos que eu tenha duas meninas em casa e a minha babá é lésbica. Se a minha orientação sexual for contrária e eu quiser demiti-la, eu não posso. O direito que a babá tem de querer ser lésbica, é o mesmo que eu tenho de não querer ela na minha casa. São os mesmos direitos. Eu vou ter que manter a babá em casa e sabe Deus até se ela não vai cometer pedofilia contra elas, e eu não vou poder fazer nada”, emendou.

“Se eu contrato um motorista homossexual, e ele tentar, de uma maneira ou outra, bolinar meu filho, eu não posso demiti-lo. Eu quero a lei para demitir sim, para mostrar que minha orientação sexual é outra”, comentou.
Aqui o outro video
Chamo atencao para a fala do deputado Marcelo Freixo, do PSOL, a partir dos 53`45 e, principalmente, o trecho em que ele chama a responsabilidade aqueles que ocupam cargos em comissao no governo na cota do movimento LGBT e, no entanto, deixaram de estar presentes a votacao. 54`35, para ser mais precisa!

Voce sabe quem sao as pessoas que ocupam cargos em comissao no governo estadual pelo movimento LGBT e que sequer se deram ao trabalho de comparecer a votacao? 

- E cade a base do governador Sergio Cabral, que nao votou favoravel? E porque a proposta foi apresentada pelo PT? Nao pode ser, pois sao aliados no governo federal... - Para pensar.

Chamo atencao tambem para a Dep Cidinha Campos, aos 1`10.

Ordem de falas Dep Atila Nunes, Dep. Luiz Paulo, PSDB, Flavio Bolsonaro, PP nos 22`, Dep Janira Rocha, PSOL, Dep Gilberto Palmares, PT, dep Wagner montes, PDT, Dep Marcelo Freixo, Dep. Marcio Pacheco, PSC, Dep Edino Fonseca, PR, Dep CIDINHA CAMPOS, PDT (aos 1`07, depois dos 58` recomeca a contagem), Dep INES PANDELO, PT.

Por ultimo foi a Dep Clarissa Garotinha, PR. Outra fala sui generis (A Biblia e Jesus sempre pregaram a tolerancia. Agora... entre a discriminacao e as opcoes, individuais, inclusive religiosas e cristas, existe uma diferenca muito grande... E a nossa opcao religiosa nos obriga a tomar uma posicao... Me sinto no dever de votar contra por uma questao de principio e por aquilo que eu escolhi como opcao de vida). Ou seja. Respeito, nao discrimino, nao incito ao espancamento, mas, por minha conviccao religiosa, NAO ADMITO QUE HOMOSSEXUAIS TENHAM DIREITO A CIDADANIA!

Em seguida, passou-se a votacao. E os parlamentares fundamentalistas cristaos votaram a partir de suas conviccoes religiosas, que os homossexuais nao devem merecer o direito a protecao contra violencia!

Nenhum comentário: