sábado, 11 de junho de 2011

Mensagem aos evangélicos e católicos contrários ao PL 122

Bruce Hilton é clérigo da Igreja Metodista Universal e diretor do National Center of Bioethics. Ele escreveu um livro chamado A homofobia (medo ou ódio a homossexuais) tem cura? - O papel das Igrejas na questão homoerótica. Foi publicado em 1992 na cidade de Nashville, capital do estado do Tennesse, nos Estados Unidos da América do Norte. A livraria e editora Ediouro S/A. publicou a tradução para o portugues em 1992.

O capítulo um é nomeado Fazer a pergunta certa. Começa na página 19. Logo nos primeiros parágrafos a gente encontra a profundidade das reflexões do autor:

Ao contrário da orientação sexual, a homofobia é contagiosa. As crianças podem pegá-la de um adulto; na verdade, este é o principal modo de transmissão.

Seus efeitos vão do leve desagrado à fúria homicida, de atitudes de julgamento à obsessão.

Em seus estágios mais virulentos, leva pelo menos cem pessoas a cometer assassinato nos Estados Unidos a cada ano, e talvez outras mil a atacar seres humanos como elas - apenas porque as vítimas são homossexuais - com gravidade suficiente para mandá-las para o hospital.

Apesar das repetidas solicitações de melhor proteção que a comunidade gay e lésbica lhe dirigia, o departamento de polícia de Houston não acreditava que esse tipo de coisa acontecesse. Por fim, em agosto de 1991, o departamento concordou em mandar chamarizes - oficiais homens em trajes civis, caminhando aos pares - às áreas onde se alegava haver perigo.

Na primeira semana, quatro foram atacados. Contra dois deles, lançaram gás lacrimogêneo; os outros dois foram espancados com um bastão de beisebol. Na mesma semana, doze pessoas foram presas por tentativa de agressão.

Numa clássica declaração cheia de eufemismos, um porta-voz da polícia disse à imprensa: "Nós certamente tomamos mais consciência dos problemas que a comunidade gay enfrenta.

[...] O custo mais alto, porem, o dano mais grave feito pela homofobia foi contra - e pela - Igreja Metodista. [...]

Erguemos barreiras, tanto mentais como burocráticas, para ter a certeza de que essas pessoas entenderiam a mensagem: vocês não são bem-vindas.

Esta questão tornou-se uma obsessão quando os escritores dos Evangelhos aparentemente pensaram que sua importância era tão reduzida que não incluíram nenhuma frase de Jesus a respeito - se é que ele algum dia a pronunciou.

E, com essa obssessão, chafurdamos no farisaísmo - o pecado que Jesus parece ter considerado mais grave e que mencionou com mais frequencia.

O trágico resultado é que uma Família de pessoas reunidas pelo Soberano do Amor tornou-se uma instituição exclusivista, decidida a impedir a entrada das pessoas "erradas". Um Livro cuja mensagem central é "ame ao próximo" é usado como chave para trancar do lado de fora pessoas que nossa sociedade nos diz que devemos temer. [...]

Os Princípios Sociais da Igreja Metodista Unida declaram:

Os homossexuais, não menos que os heterossexuais, são pessoas com valor sagrado que precisam do ministério e da orientação da igreja em suas lutas pela realização humana, bem como dos cuidados espirituais e emocionais de uma fraternidade que lhes permita desfrutar de relações reconciliadoras com Deus, com os outros e consigo mesmos.

E nas Escrituras:

Se alguem disser: "Amo a Deus", mas odeia o seu irmão, é um mentiroso: pois quem não ama seu irmão, a quem vê, a Deus, que não vê, não poderá amar. E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus ama tambem o seu irmão.
Ijo, 4: 20-21.

Gostaria por um instante, por um pequeno momento, que as pessoas que tanto tem se ocupado (obssessivamente) em impedir que aquelas outras pessoas, cuja orientação do desejo é homossexual tenham paz, vivenciem os mesmos direitos assegurados aos demais cidadãos; que trazem em seu coração um vivo ódio e desprezo por tais pessoas, se permitissem - no silêncio da íntima conversa com o seu Deus - indagar sobre os seus procedimentos, o seu "atirar a primeira pedra". E, depois, que refletissem sobre o amor que o Cristo nos ensinou.

Paz em Cristo.



















Nenhum comentário: