terça-feira, 5 de julho de 2011

“Somos todos ateus com os deuses dos outros”

Foto de Ramiro Furquim, do sítio http://Sul21.com.br
Hoje (05 de julho) Porto Alegre amanheceu diferente. Espalhados pela cidade, os outdoors da campanha ateísta da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos.

A notícia foi divulgada pelo sítio Sul21. Eu tomei conhecimento dela através da postagem da Luisa Helena Stern, no Facebook.

Segundo a matéria - que é assinada por Milton Ribeiro e Vivian Virissimo -, alem dessa peça fotografada ao lado por Ramiro Furquim, do mesmo sítio, há uma outra, que convoca as pessoas à reflexão, por meio da frase

“Somos todos ateus com os deuses dos outros”

Esta frase vem acompanhade, segundo a matéria, de "imagens de uma divindade hindu, uma divindade egípcia e de Jesus de Nazaré, com as legendas “mito hidu”, “mito egípcio” e “mito palestino”."

Há ainda uma outra peça publicitária, segundo descrição da matéria. Mas essas duas foram as que mais me tocaram. Tanto que coloquei essa da foto encimando os meus dois blogs. Este e este aqui.

Essa sobre os mitos que para nós significam os deuses alheios foi a que me pareceu melhor. Pena que não veio acompanhada da imagem correspondente. Em minha opinião, ela é mais feliz no convite ao pensamento crítico.

Diante das crescentes ações por parte dos religiosos fundamentalistas avançando contra os princípios constitucionais (liberdade, autodeterminação, não-preconceito de qualquer espécie, inclusividade, fraternidade, democracia republicana e laica) na tentativa clara de fazer com que suas convicções íntimas, pessoais se sobreponham no espaço cívico, atropelando o direito do seu semelhante de ser, viver e pensar diferente, me pareceu muito oportuna essa iniciativa.

A esperança é que ela auxilie a fazer com que as pessoas parem para pensar no que vem acontecendo na sociedade brasileira, com essa progressão fundamentalista que tenta por todos os meios fazer reinstalar entre nós práticas medievais, obscutantistas, totalitárias.

Isso sem falar que tambem é um esforço no sentido do combate ao preconceito existente contra ateus. Esse, aliás, é o objetivo principal da campanha, conforme a matéria:
Conforme pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, os ateus são as pessoas mais detestadas no país, merecendo repulsa, ódio ou antipatia de 42% da população. Para o presidente da entidade, Daniel Sottomaior, o propósito da campanha é aproximar o ateísmo do dia-a-dia da sociedade e assim ajudar a diminuir o preconceito que existe contra ateus. (Sublinhei)
Veja a íntegra da matéria no sítio Sul21.

Nenhum comentário: