sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Idosos sem família tem residência em Condomínio do Estado do Rio

Há muito tempo postei vários textos tentando sensibilizar para a necessidade de atentarmos para o acelerado envelhecimento da população brasileira, em nosso caso específico, da parcela LGBT.

Ontem à noite, fui surpreendida com a notícia, divulgada em uma emissora de rádio que não me recordo, dando conta de uma extraordinária iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro, que, infelizmente, não teve maiores repercussões - talvez a denotar o grau de importância que nossa sociedade outorga ao envelhecimento, aos velhos e ao seu bem-estar.

 Trata-se do programa de construção de condomínios residenciais para idosos destituídos de família - chamado de Vila da Melhor Idade. São casas totalmente adaptadas, utilizadas - segundo a notícia do rádio - sob a forma de mútuo. Os moradores dispõem de serviços médicos, nutricionista e fisioterapeuta.

Do fundo do meu coração desejo vida longa ao Secretário de Habitação do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Picciani!

Aguardo que ele não pare nessas três vilas iniciais - distribuídas sob a forma de sorteio. Desejo, solicito, aguardo que ele - se preciso for - solicite financiamento em organismos internacionais para construir tantas vilas quantas sejam necessárias aos idosos destituídos de laços familiares e com parcas condições financeiras. 

Em meio a tantas notícias terríveis, essa é sem dúvida alguma um enorme acontecimento. A inauguração de um novo paradigma na política pública para idosos destituídos de vínculos de parentela, de mecanismos sociais de proteção!

Veja a matéria divulgada no portal do Estado em 02/08/2011:
Foram escolhidos por meio de sorteio, na última terça-feira (26/07), os 60 idosos que irão ocupar os imóveis da primeira Vila da Melhor Idade do Estado do Rio de Janeiro. O empreendimento que contra com centro de convivência, serviços básicos aos cidadãos e casas adaptadas para pessoas da terceira idade, fica em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio.
Para o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, o evento desta tarde foi o primeiro passo para garantir a segurança social da população idosa. “Estamos trabalhando com seriedade para dar um tento e qualidade de vida para a população. No caso da Vila da Melhor Idade, queremos assegurar que os idosos que não contam com referencial de família passem a viver com qualidade de vida”, disse.O empreendimento de Santa Cruz é resultado de um investimento de mais de R$ 2,5 milhões. Além das obras de construção dos imóveis, foram realizadas intervenções de infraestrutura nas vias locais do condomínio e na reforma do centro social da Fundação Leão XVIII. Outras duas Vilas da Melhor Idade estão sendo construídas: uma em Volta Redonda e outra em Conceição de Macabu.





Um comentário:

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Achei magnífico, Rita! Desculpe a demora em responder, eu estava num lugar que não tinha internet. Obrigado por ainda se preocupar com esse tema, o que é raro. Penso que não verei, eu, asilos ou hotéis sociais para a população LGBT envelhecente... não no Brasil. Mas, certamente, essa é uma excelente noticia e parabéns ao Secretário Estadual Leonardo Picciani. Eu, logo logo vou precisar de um espaço assim... Beijos e beijos!
Ricardo Aguieiras
aguieiras2002@yahoo.com.br