domingo, 4 de setembro de 2011

Evangélicos e a ditadura: as consequências da perversa associação entre obscurantistas totalitários dotados de poder*

O Blog Bule Voador publicou em 15/06 o importante artigo originalmente publicado em 10 de junho deste ano (2011) na edição de nº 2170 da revista ISTOÉ. De autoria de Rogério Cardoso, fala sobre a participação de "evangélicos" no regime ditatorial instaurado em 1964 no Brasil:

Os evangélicos e a ditadura militar

Documentos inéditos do projeto Brasil: Nunca Mais - até agora guardados no Exterior - chegam ao País e podem jogar luz sobre o comportamento dos evangélicos nos anos de chumbo

[...] “Seis meses antes de ser preso, achei na mesa do pastor José Sucasas uma carteirinha de informante do Dops”, afirma o altivo senhor de 71 anos, quatro filhos, entre eles Alexandre, atual ministro da Saúde da Presidência de Dilma Rousseff, que ele só conheceu aos 8 anos de idade. Padilha teve de deixar o País quando sua então mulher estava grávida do ministro. Grande parte dessa história será revolvida a partir da terça-feira 14, quando, na Procuradoria Regional da República, em São Paulo, acontecerá a repatriação das cópias do material do projeto Brasil: Nunca Mais. Maior registro histórico sobre a repressão e a tortura na ditadura militar (leia quadro na pág. 79), o material, nos anos 80, foi enviado para o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), organização ecumênica com sede em Genebra, na Suíça, e para o Center for Research Libraries, em Chicago (EUA), como precaução, caso os documentos que serviam de base do trabalho realizado no Brasil caíssem nas mãos dos militares.
[...]
Em novembro de 1963, quatro meses antes de o marechal Humberto Castelo Branco assumir a Presidência, o líder batista carismático Enéas Tognini convocou milhares de evangélicos para um dia nacional de oração e jejum, para que Deus salvasse o País do perigo comunista. Aos 97 anos, o pastor Tognini segue acreditando que Deus, além de brasileiro, se tornou um anticomunista simpático ao movimento militar golpista. “Não me arrependo (de ter se alinhado ao discurso dos militares). Eles fizeram um bom trabalho, salvaram a Pátria do comunismo”, diz.
[...]
O protestantismo histórico no Brasil também registra um alto grau de envolvimento de suas lideranças com a repressão. Em sua tese de pós-graduação, defendida na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), Daniel Augusto Schmidt teve acesso ao diário do irmão de José, um dos delatores de Anivaldo Padilha, o bispo Isaías. Na folha relativa a 25 de março de 1969, o líder metodista escreveu: “Eu e o reverendo Sucasas fomos até o quartel do Dops. Conseguimos o que queríamos, de maneira que recebemos o documento que nos habilita aos serviços secretos dessa organização nacional da alta polícia do Brasil.” 
Leia matéria completa no sítio da revista ISTOÉ



*Nos tempos atuais estamos a presenciar a associação entre os mesmos blocos na disseminação de suas visões de mundo - Os Bolsonaros e os "pastores" Silas Malafaia, Crivella, Anthony Garotinho e demais integrantes da aberração republicana "Frente Parlamentar Evangélica". Qualquer dia constituirão a Frente Parlamentar pela Volta da Didatura.

A propósito, sugiro tambem a leitura do Bule Voador, no marcador Religião. Você vai encontrar material bastante substancioso. Veja você mesmo.

Nenhum comentário: