sábado, 17 de setembro de 2011

A Thyssen Krupp Cia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) tenta desqualificar cientista Dr. Hermano de Castro, como tática para se livrar dos impactos ambientais em Santa Cruz, RJ


Rio de Janeiro, 05 de setembro de 2011.

Prezado Professor Hermano Castro

A Articulação da População Atingida pela Companhia Siderúrgica do Atlântico vem a público se solidarizar e prestar irrestrito apoio ao pesquisador Dr. Hermano Albuquerque de Castro, docente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), diante da inaceitável e repulsiva tentativa de desqualificação técnica de seu trabalho pela ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA).

A APACSA é uma articulação de moradores, pescadores e outros grupos sociais impactados negativamente pela instalação em Santa Cruz da TKCSA. Sofremos os impactos e violações de direitos cometidas pela empresa desde meados de 2006, quando a empresa iniciou seus trabalhos de instalação, e atingiu diretamente o modo de vida de centenas de famílias de pescadores artesanais que vivem e trabalham na Baía de Sepetiba. Após a inauguração, em junho de 2010, além dos pescadores, os moradores do entorno da usina passaram a conviver diariamente com a poluição e a emissão de particulados altamente prejudiciais para a saúde. Sentimos na pele os efeitos negativos e maléficos da ação da empresa e sabemos muito bem do que ela é capaz.

O Dr. Hermano, excelente e reconhecido profissional da área da saúde, foi um dos membros da área acadêmica que acolheu nossas denúncias e prontamente atendeu no ambulatório de sua instituição alguns moradores que vinham apresentando problemas de saúde por conta da poluição e que não vinham conseguido atendimento médico adequado nas unidades públicas da região (UPPA, Pedro II, Unidade de Saúde da Família e Posto Médico Ernani Braga). Seus laudos apontaram para a necessidade de investigações mais cautelosas e de uma maior vigilância por parte das autoridades públicas com relação aos efeitos negativos das atividades da TKCSA naquela região. Reivindicava, também, uma maior ação das autoridades públicas.

Contudo, a TKCSA, ao invés de buscar o diálogo e o desenvolvimento de ações necessárias para proteger a saúde da população e dos trabalhadores da empresa, agindo dentro do princípio precaucionário estipulado pela Organização Mundial de Saúde, preferiu desqualificar publicamente o pesquisador. Esse é mais um exemplo das baixas e repulsivas iniciativas cometidas pela empresa que atualmente é objeto de duas ações criminais pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Repudiamos amplamente as ações da TKCSA e, mais uma vez, reiteramos nosso apoio e gratidão pelo excelente trabalho que vem sendo prestado pelo pesquisador da Fiocruz, umas das mais respeitadas instituições acadêmicas brasileiras.

Articulação da População Atingida pela TKCSA - APA CSA
Associação de Pescadores Artesanais da Ilha da Madeira - APAIM
Associação de Pescadores e aquicultores de Coroa Grande - APACOR
Associação de Pescadores, Aquicultores e Barqueiros de Itacuruça - ABIT /ITAC
Associação dos Pescadores Artesanais de Pedra de Guaratiba - APA PG
Associação dos Pescadores do Canto dos Rios - APESCARI
Confederação das Associações de Pescadores Artesanais do Brasil - CONFAPESCA
Federação das Associações de Pescadores Artesanais do Rio de Janeiro - FAPESCA Associação de Docentes da Uerj (Asduerj)
Instituições de Ensino Superior (ANDES)
Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Estaduais do Rio de Janeiro (SINTUPERJ)
Setor de Psiquiatria e Psicanálise do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ
Unidade de Psiquiatria Assistencial/Faculdade de Ciências Médicas/UERJ
Atesq-Associação dos Trabalhadores Expostos à Substâncias Químicas. Fundada por ex-trabalhadores Shell/Basf, Paulínia SP
Grupo de Trabalho sobre Substâncias Químicas da RBJA
Federação das Associações de Moradores de Itaguaí (FRAMI)
Sindicato dos Profissionais de Educação da FAETEC (SINDPEFAETEC)

Quem desejar aderir enviar para o email mcbslima@gmail.com

Nenhum comentário: