domingo, 2 de outubro de 2011

Protesto contra o aparelhamento das emissoras públicas pelas religiões


Senhor Senador pelo Rio de Janeiro Lindbergh Farias
lindbergh.farias@senador.gov.br

Apresento o meu profundo e total protesto e repúdio pela sua atidude na sessão pública realizada em 29 último perante a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), que tinha por objetivo discutir a decisão do Conselho Curador da EBC em suspender programas religiosos que vem sendo transmitidos pela teve pública, em afronta ao princípio da laicidade.

A decisão do Conselho atendeu às reclamações apresentadas pelos ouvintes e assistentes das emissoras vinculadas à EBC, durante a Audiência Pública promovida pela mesma empresa, no auditório da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, na qual estive presente.

Afirmar que o Conselho não possui legitimidade por não haver sido eleito pela população e que a decisão do Conselho Curador teria sido percebida pela população como uma agressão não apenas da [sic] EBC, mas na [sic] própria presidente da República dilma Rousseff, como a agência do Senado noticiou V.Exª teria declarado, além de se constituir em profundo desrespeito ao órgão curador da empresa pública, constitui-se uma inverdade.


Sua atitude, V. Exª permita-me expressar, apenas demonstra preocupação em agradar a parcela de religiosos que compõe a base de apoio do governo que V.Exª serve. Em nada espelha os soberanos e pétreos princípios republicanos insculpidos em nossa Carta Constitucional.

Talvez interesse a V. Exª conhecer a opinião publicamente manifestada pelo ex-presidente da Radiobrás, emissora antecessora da EBC, Eugenio Bucci, em 07 de abril passado, através do jornal O Estado de São Paulo e que teve como título precisamente a afirmação

TV pública é TV laica - http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,tv-publica-e-tv-laica,702749,0.htm

Na esperança de que V.Exª reveja sua posição, orientando-se pelo que determina a Constituição da República,

cordialmente,
Rita Colaço
"Quando a moral se baseia na teologia, quando o direito depende da autoridade divina, as coisas mais imorais e injustas podem ser justificadas e impostas" - Feuerbach, 1841.
***
ouvidoria@ebc.com.br
 
Apresento o meu mais veemente protesto contra a atitude da senhora diretora-presidente da EBC, jornalista Teresa Cruvinel, ao defender que emissora pública transmita programas religiosos, proposta que vai contra a separação absoluta que deve se guardar, na República, entre os interesses de credos religiosos - quaisquer que sejam - e os interesses do estado.

Não faz parte das competências do estado republicano a transmissão, por suas emissoras públicas, de programas religiosos.

Apoio incondicionalmente a decisão do Conselho Curador da EBC que decidiu suspender a transmissão de programas religosos, atendendo as reclamações do público ouvinte e assistente das emissoras da EBC presente à Audiência Pública, quando manifestou-se contra semelhante aparelhamento do estado por vertentes religiosas.

Repudio vivamente a atitude da diretora-presidente, bem assim do senador Lindbergh Farias que se mostram apenas interessados em agradar a parcela religiosa da base de sustentação parlamentar do governo a que servem.

 Sds.,
Rita Colaço
"Quando a moral se baseia na teologia, quando o direito depende da autoridade divina, as coisas mais imorais e injustas podem ser justificadas e impostas" - Feuerbach, 1841.

Nenhum comentário: