sábado, 31 de março de 2012

Onde a laicidade do Estado Brasileiro?

Senado Federal é palco para cultos evangélicos
Desde a proclamação da República, em 1889, a Constituição pátria estabeleceu a separação entre Estado e religião.

Secularismo ou laicidade, significa dizer que o estado e suas repartições devem observar a estrita apartação de assuntos religiosos, de modo a que seja respeitada a liberdade de culto.


Cartaz-convite Culto FPE
Assim, todas as denominações religiosas devem igualmente observar o distanciamento em relação ao estado e as repartições públicas, para que nenhuma delas termine por privilegiar uma em detrimento das demais, com o que o princípio da liberdade de crença ficaria comprometido.

Culto na ALERJ
Isso não é, porém, o que ocorre na prática em nosso país - como é facilmente perceptível por qualquer pessoa que tenha olhos de ver:

O culto da discórdia no Palácio do Planalto - 20/09/11 Servidores protestam contra a realização de culto no Planalto

Questionamento sobre culto no Palácio do Planalto é encaminhado para a Justiça Federal no DF - 04/10/2011

2º culto no Planalto - 04/03/2012 

Prefeitura inaugura portal com a frase "Carapicuíba é do Senhor Jesus" e gera polêmica - 27/03/2012

Jesus é o Senhor da Cidade de Itu
TV e religião - Tela crente - 28/12/2010 - Igreja Batista da Lagoinha instala tvs de 32 polegadas, LCD, em todas as celas de uma prisão da cidade. As tvs ficam o tempo todo sintonizadas no canal da Igreja.


Na realidade, como este blog vem reiteradamente demonstrando, encontra-se em curso um projeto político por parte das religiões católica e evangélicas de ocupação do Estado nacional:

Missa na ALERJ

Projeto de poder dos evangélicos

Religiosos organizam culto no Tribunal de Justiça do Rio


Reiteradamente os espaços públicos tem sido objeto de ocupação por parte dessas denominações religiosas, violando-se ostensivamente o princípio do secularismo e desrespeitando os cidadãos que não professam esses credos.



Culto Câmara dos Deputados - FPE
Seria bom ver o Ministério Público exercer mais uma vez a sua função constitucional e garantir a inibição de tais práticas, fazendo com que seja observada a Constituição da
Culto Câmara Federal FPE
República.

Nenhum comentário: