terça-feira, 2 de outubro de 2012

Solidariedade à psicóloga Tatiana Lionço

Apoio e Solidariedade à Tatiana Lionço 

02 de Outubro de 2012 

 A quem interessar, 

Eu, Felipe Bruno Martins Fernandes, cidadão brasileiro, nascido em Belo Horizonte/Minas Gerais, gay, pesquisador das questões de gênero e sexualidades há mais de dez anos e comprometido com a transformação da sociedade brasileira em direção à justiça e à igualdade para todas e todos, venho por meio desta demonstrar a minha completa solidariedade e o meu apoio à psicóloga Tatiana Lionço. 

Há dois meses tenho acompanhado pelas redes sociais o sofrimento de Tatiana imputado por falsas acusações, uso impróprio de imagens pessoais e edições maliciosas de suas falas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes à expressão da sexualidade e a uma vida sem violência. 

Há muitos anos acompanho o trabalho sério desta pesquisadora, citada mais de uma vez em minha tese de doutorado. Foi com indignação que acompanhei a forma como setores fundamentalistas de nossa sociedade se apropriaram de fotos pessoais desta pesquisadora com fins de difamação, além de editarem sua fala para descontextualizarem o argumento central de sua fala no Congresso Nacional que visava nada mais que o respeito à agência de todas as sujeitas e sujeitos na expressão da sexualidade, inclusive o respeito à agência de crianças e adolescentes. 

Se queremos uma sociedade justa e igualitária para todas e todos devemos nos comprometer visceralmente no combate às estratégias espúrias de fundamentalistas que buscam a qualquer custo fazer valer suas crenças e valores em detrimento da diversidade. 

Como disse o célebre Oscar Wilde: “egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos”. 

Tatiana sempre lutou por uma sociedade melhor para todas e todos e ao lado dela pretendo lutar pelo direito à expressão da sexualidade e a uma vida sem violência e opressão. Só assim teremos um Brasil melhor para todas e todos. 

Atenciosamente, 

Felipe Bruno Martins Fernandes 

Contato: complex.lipe@gmail.com 

Entenda o caso:  

Liberdade de crença e de expressão: não farás falso testemunho ao teu próximo

Nenhum comentário: