quinta-feira, 16 de abril de 2015

Holocausto e sionismo: Empatia seletiva ou as vítimas privilegiadas da história dos genocídios

Hoje sionistas pararam por dois minutos em memória dos... JUDEUS (sim, apenas deles) assassinados pelo nazismo. Foi às dez horas de lá de Israel.

De minha parte, sofro com a consciência dos genocídios nas chamadas Américas*, praticados pelos povos invasores (meus ancestrais, eu sei; e fiquei muito mal comigo quando me dei conta disso, lá nos idos do ensino ginasial); daqueles tantos praticados no continente africano e Oriente Médio (ainda nos dias que correm, pelos grupos muçulmanos totalitários e fanáticos, como Boko Haram e Estado Islâmico, onde as mulheres são alvo preferencial na guerra deles), nas guerras do final do século XX (em muitas das quais o estupro de mulheres foi praticado sistematicamente e como "arma de guerra"); e também com todas as matanças praticadas na Primeira, como na II Guerra - sim, na I Guerra também tivemos um horrível morticínio. 

Na II Guerra, me comove e indigna tanto as execuções levadas a efeito pelos nazistas como pelos stalinistas e, mesmo, pelos estadunidenses, com as suas duas bombas atômicas, sobre Hiroshima e Nagasaki. Dos extermínios praticados pelos nazistas, revolta-me os praticados não apenas contra os judeus, mas todos eles: o das Testemunhas de Jeová, dos Católicos, Comunistas, Ciganos, Homossexuais (homens e mulheres, cujo número exato até hoje não foi possível conhecer, dada a estigmatização intensa sobre esse segmento populacional)... 

Causa-me desconforto um povo (embora inventado em período historicamente datado e para cumprir uma finalidade política**) que, sobre o extermínio generalizado, cuide de chorar apenas os SEUS mortos. Se embora todo o vivido não é capaz de empatia, como pretender obtê-la do restante da humanidade? E mais, como reivindicar o lugar de vítima privilegiada na história e, ao mesmo tempo, invadir terras ocupadas por outro povo, que além do mais é oriundo do mesmo ramo comum, e seguir praticando ações que levem à sua aniquilação, inclusive com execuções físicas sistemáticas, desde pelo menos a década de 1960, com o apoio ostensivo dos Estados Unidos da América e a falta de ação efetiva de parte da ONU?‬

OBSERVAÇÃO: NO JORNAL DAS 01H00 DE 17/04/15 DA GLOBO "NIUS" FOI NOTICIADO QUE O MOVIMENTO GAY JUDAICO FEZ HOMENAGEM À MEMÓRIA DE TODOS OS HOMOSSEXUAIS ASSASSINADOS, RECORDANDO, AINDA, O SOFRIMENTO DE TODAS AS DEMAIS VÍTIMAS, RESSALTANDO QUE NÃO FORAM APENAS OS JUDEUS OS ATINGIDOS PELO HORROR NAZISTA. (Atualizado em 17/04/15, às 11h04) Bom sinal. 

#tristehumanidade
________
* Sintomático observar que Hanna Arendt se refere ao holocausto judeu como o primeiro genocídio da humanidade, ignorando completamente o genocídio dos povos nativos daquele que foi nomeado pelos invasores (meus ancestrais!) como continente americano.
** Caso tenha interesse em saber como e por que se deu essa invenção, confira o livro do historiador Shlomo Sand, ele próprio judeu (mas não sionista!), cuja infância foi em campo de concentração e hoje professor de história contemporânea na Universidade de Tel-Aviv, A Invenção do Povo Judeu, editado no Brasil pela Benvirá,, SP, em 2011, e que mereceu da parte de Eric Hobsbawn o seguinte comentário: "Talvez livros que combinem emoção e erudição não mudem as situações políticas, mas, se o fizessem, este seria um marco histórico."

Atualizado às 15h05.

Nenhum comentário: