quarta-feira, 15 de julho de 2015

A vergonha brasileira: O Parque da Serra da Capivara deve fechar até o final do ano

Como eu me sinto humilhada com a mentalidade que ainda predomina nos governantes "democráticos" e "de esquerda" no Brasil!

A notícia está estampada na página da rádio Teresina FM, com data de 13/07/2015, com a assinatura de "Isabel Piauilino".
"(...)“O problema que nós temos é que os recursos estão cada vez mais diminuindo. O deputado Paes Landim fez emenda, tivemos repasse do Iphan, mas infelizmente são recursos para obras, para compra de equipamento e nosso problema é o pagamento de pessoal. Nós já tivemos que demitir uma quantidade imensa de pessoas, é muito triste. A situação está de um jeito que até o fim do ano a Fundação vai ter que fechar. Nós tínhamos recursos da Petrobras, que enviava todo ano e podíamos manter o parque. Tínhamos também a compensação ambiental, em que as empresas cujo trabalho prejudica o meio ambiente eram obrigadas a pagar e muitas escolhiam a Fundação para fazer o repasse, como por exemplo, Chesf e Vale do Rio Doce. Mas o Lula teve a ideia de mudar a lei em 2008 e criar um Fundo em Brasília e sumiu tudo”.
Niéde explica que havia 28 guaritas no Parque com pessoas trabalhando e cerca de 270 funcionários, mas a equipe foi reduzida para 40. A pesquisadora reafirmou ainda da falta que o aeroporto de São Raimundo Nonato faz e o tempo que se perdeu para que fosse construído. Atualmente, o parque tem recebido 25 mil turistas por ano. “O problema não é a pesquisa. Do ponto de vista científico, foi algo extraordinário, sempre contamos com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, temos um museu que não existe outro igual na América do Sul. Agora se o aeroporto de São Raimundo Nonato tivesse pronto, que começou essa discussão desde 1987, teríamos 6 milhões de turistas e teríamos recursos para manter o parque. Todo o nosso projeto não precisaria do governo, porque o turismo manteria a região, inclusive traria dinheiro para o Piauí. Nós já tivemos firmas internacionais que queriam construir prédios, mas quando viram o aeroporto desistiram; é muito difícil trabalhar nessa situação”. (...)"

Como explicar que o Executivo Federal tenha levado este projeto à esta situação? Como admitir semelhante descalabro? Semelhante crime contra o patrimônio nacional? 

Faço minha a pergunta de Niéde Guidon:

- Como assim crise econômica, se não se vê nenhuma redução de cargos e vantagens no primeiro escalão do governo? Se não são reduzidos os ministérios? 39, para que? Fora as Secretarias Especiais, com status de Ministério.

Niéde Guidon tem dedicado bem umas três décadas à preservação de um patrimônio que é nacional, de toda a população, presente e futura, mas que os governantes deste país jamais o trataram com a seriedade devida. Ela abriu mão de sua vida social, do conforto e facilidades de viver em uma grande metrópole em prol de um projeto de grande envergadura, não apenas no plano da carreira pessoal, mas para a história do país. Realizou pesquisas, produziu conhecimento, preservou um patrimônio arqueológico de valor incomensurável, treinou gerações de técnicos e cientistas, numa região de notória escassez de oportunidades profissionais. Durante todo esse tempo tem lutado brava e tenazmente contra o seu maior inimigo: – a mentalidade irresponsável e tacanha dos governantes brasileiros. 

Para a construção de “arenas” futebolísticas açudes de dinheiro foram desperdiçados em obras mega faturadas. Mesmo com a imprensa noticiando, nada aconteceu que impedisse tamanho descalabro. Já para a construção de um mero aeroporto – que bem pode ser realizada através de parceria público/privada –, a má vontade e visão míope da gestão nacional predominam. 

Fosse minimamente sério o país e Niéde não apenas teria todos os recursos de que a Fundação e o Parque necessitam, mas seria reconhecida e prestigiada, distinguida através de títulos e premiações.

Nenhum comentário: