sábado, 16 de fevereiro de 2019

Em Defesa da Empresa Brasil de Comunicação

O ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, fará hoje (15/02), uma reunião com as trabalhadoras e trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação. Ao ministro, nossas mensagens são públicas e transparentes.

Entre elas: 1) Unir TV Brasil e TV NBR é ferir de morte a comunicação pública, aqui entendida como da sociedade, do povo brasileiro, com independência e autonomia, não governamental. A separação entre uma TV pública e outra estatal é mandamento da Constituição Federal, é o formato defendido pela ONU, pela OEA (Organização dos Estados Americanos) e pelo Ministério Público brasileiro, via Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

2) Acabar com parte das emissoras de rádio da EBC é acabar com nosso patrimônio histórico, social e cultural. Cada emissora cumpre um papel específico, regional, levando informação e cultura para os quatro cantos do país.

3) A existência e as devidas condicões de atuação de nossas praças (RJ, SP e MA) são imprescindíveis para a EBC. Sem elas, a EBC deixa de cumprir sua missão de levar informação de qualidade para toda a população brasileira.

4) Há recursos. Existe um fundo específico para a empresa, criado por lei, com mais de 2 bilhões de reais. Se esse dinheiro for liberado, o governo federal não precisaria gastar 1 real com a EBC pelos próximos 4 anos.

 A EBC cumpre seu papel constitucional de garantir o direito à informação da sociedade. É isso o que ela faz. É isso o que ela deve continuar fazendo.

 #FicaTVBrasil #FiquemRádiosEBC

Abaixo, vídeo com um pouco do papel histórico da EBC, com os devidos agradecimentos ao programa mais premiado da casa, o Caminhos da Reportagem:

https://www.facebook.com/ficaEBC/videos/376574006457082/

http://tvbrasil.ebc.com.br/radio90anos/episodio/programa-marca-90-anos-da-primeira-transmissao-radiofonica-no-brasil

Nenhum comentário: