quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MANIFESTO DE REPÚDIO AO GOVERNADOR DO MS E AO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE, DO INSTITUTO ARCO ÍRIS DE FLORIANÓPOLIS

Prezadas Senhoras e Senhores,

O Instituto Arco-Íris, devidamente registrado conforme segue:

OSCIP MJ 08015.011557/2003-70 , CNPJ Nº 01.832.996/0001-64, Inscrição Municipal Nº 415.321-9, Registro Conselho Municipal de Assistência Social Nº 097/2.002, LEI DE UTILIDADE PUBLICA MUNICIPAL Nº 5.559 e LEI DE UTILIDADE PUBLICA ESTADUAL Nº 12.288. localizado a Travessa Ratcliff, 56 em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, através de seu Membro do Conselho Fiscal, Sociólogo Roberto Luiz Warken,Msc, manifesta-se publicamente contra as declarações do Sr, Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e o Sr. Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Sr. André Puccinelli (PMDB).

Os senhores Ministro e Governador acima citados vem se atacando publicamente utilizando a Orientação Sexual Homossexual em forma de adjetivação negativa, como pode ser visto em FONTE: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI3991274-EI7896,00-Minc+diz+que+governador+que+o+atacou+e+homossexual+enrustido.html.

O conteúdo do link acima encontra-se abaixo deste texto.

Consideramos que além de ser fora do contexto de dois representantes de duas esferas importantes do Estado (Federal e Estadual) e, em nome das pessoas que os elegeram (nós, o povo) utilizam de linguagem metafórica com o intuito de degradar, humilhar, constranger,enfim, uma linguagem visivelmente homofóbica, como se a orientação sexual estivesse alinhada a condição moral ou ética, o que não é verdade.

PEDIDO

Desta forma, solicitamos ao Governo Brasileiro que providências sejam tomadas no sentido de pedir que ambos, no mínimo venham a público manifestar suas desculpas.

CONTEXTO EM SE CELEBRA TAL PEDIDO

O Brasil, admirado no exterior por conter as maiores riquezas da Terra, ou seja, o maior potencial energético e a maior selva (biosfera), também é considerado um dos países onde mais ocorrem crimes contra pessoas homossexuais. Exemplos como destas duas autoiridades podem incentivar tal comportamento e gerar violência, criar um efeito catastrófico em cascata. Talvez não estejam a par de quantas crianças homossexuais se suicidam, ou quantas destas sofrem assédio moral (bullying) ou quantas destas são vítimas de pedófilos?

Se pessoas que devem e são exemplos para a comunidade trocam agressões entre si ofendendo a uma categoria que representa mais ou menos 10% da população brasileira, ou seja: mais ou menos 19 milhões de habitantes, é porque chegamos ao limite.

Este clima gera insatisfação. Este é um governo que tem tudo para banir o preconceito, a homofobia, em especial. Aliás , onde estão as ações previstas no Brasil sem Homofobia? Onde estão os elementos da I Conferencia LGBT do mundo chamada por um presidente?

Se o Estado Brasileiro é laico, porque pessoas homossexuais não tem acesso a mais 250 Direitos previstos em nossa Constituição? Ou devemos pensar de forma lógica? Se não temos os mesmos Direitos, porque temos os mesmos Deveres?

Senhores, Ministro de Estado e Governador de Estado, é no diálogo, no bom senso e, principalmente, no Respeito Mútuo que as situações se resolvem.

Não aceitamos tal comportamento.

Atenciosamente e pela criminalização da homofobia

Roberto Luiz Warken

Sociólogo, Especialista em Educação Sexual
Mestre em Educação, Membro do Conselho do Instituto Arco-Íris (SC)
http://www.warken.floripa.com.br




Minc diz que governador que o atacou é homossexual enrustido
FONTE: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI3991274-EI7896,00-Minc+diz+que+governador+que+o+atacou+e+homossexual+enrustido.html


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, voltou a ironizar o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), e afirmou que o gestor é um "homossexual enrustido".

Na terça-feira, o governador classificou o ministro de "veado e fumador de maconha" e disse que o estupraria em praça pública caso voltasse ao Estado para participar de eventos ambientais.

"Ele deve fazer uma análise mais profunda da declaração dele sobre o estupro em praça pública e examinar e tratar com mais carinho o homossexualismo que existe dentro dele próprio e talvez aceitar isso com mais razoabilidade. O Freud (Sigmund Freud, psicanalista) explica que muitas pessoas que têm o homossexualismo enrustido tentam matar o homossexual que há dentro dele próprio", disse o ministro, descartando pretender processar Puccinelli pelas agressões. "Eu sou um defensor conhecido dos direitos dos homossexuais contra todos os preconceitos. Agora acho que o povo e os tribunais têm de julgar se ele está apto para exercer o governo do Estado."

Ainda na tarde de ontem, o próprio governador sul-matogrossense pediu desculpas pelas ofensas dirigidas ao ministro e, em nota, disse que se tratava de uma "brincadeira".

"É um ataque gratuito. Na verdade ele professou um estupro ao Pantanal e um estupro a ele próprio", afirmou Carlos Minc. "São os eleitores e naturalmente os tribunais que vão julgar se uma pessoa com esse nível de desequilíbrio está apta para exercer o governo do Estado. Esse nível para onde ele está levando o debate, mais para as páginas policiais ou para o divã de psicanalistas, deve ser julgado pelos eleitores ou pelos promotores que acharem que ele está incapacitado para exercer o governo do Estado."

Para o ministro, independentemente dos ataques feitos pelo governador, o governo continuará coibindo o plantio de cana-de-açúcar em regiões como o Pantanal e tentando evitar desequilíbrios ambientais promovidos pela agricultura sem controle.

"(O governador) É uma pessoa desequilibrada. Aliás, tem de um lado o desequilíbrio ambiental que ele provocaria se a gente deixasse destruir o Pantanal com cana-de-açúcar, e um desequilíbrio patológico também", ressaltou o ministro. "Estou acostumado a embate político com ruralistas, com governadores, mas em cima de ideias. Uma agressão como essa é difícil até imaginar como uma pessoa dessa pretende exercer o governo do Estado."

Nenhum comentário: