domingo, 8 de novembro de 2009

Espancamentos em Nova Iguaçu Ou Das Razões Para Aprovar Lei Criminalizando a Homofobia

O caso do jovem espancado (pela 2ª vez) pelo padrasto vem merecendo acompanhamento por parte do Grupo 28 de Junho, de Nova Iguaçu e, também, da SuperDir.

O delegado responsável vem demonstrando diligência no cumprimento de sua função, segundo o vice-presidente da ong - Eugenio Ibiapino.

Sobre a denúncia da existência de grupo de jovens que há quinze dias está espancando e aterrorizando gays em Nova Iguaçu, o mesmo ativista informa que o caso está sendo investigado pela 52ª DP.

A ong teve notícia de oito pessoas agredidas.

O problema é que somente duas efetuaram o registro da ocorrência na Delegacia. Sabe-se dos receios de novas manifestações de desqualificação, por parte dos agentes públicos. Mas as coisas estão mudando.

O governo do Estado do Rio de Janeiro está comprometido com o enfrentamento da homofobia e com a efetivação da isonomia de direitos à população lgbt. As forças policiais vêm sendo objeto de capacitação na questão da diversidade sexual e dos direitos humanos.

A unidade policial que tem a seu cargo a investigação das ações desse grupo homofóbico está comprometida com a política do governo estadual - de respeito aos direitos humanos também de gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais.

Ou seja, todos aqueles que se sentirem vitimizados pelo preconceito, pela discriminação homofóbica, precisam saber que tem as portas da 52ª DP abertas, disponíveis ao seu socorro, no cumprimento das leis nacionais e internacionais e da política de governo da atual gestão.

Ainda segundo o senhor Eugenio, o Dr. Júlio César Vasconcellos da Costa, Delegado Titular da 52ª DP, informou que as investigações já estão bem encaminhadas, restando somente que os demais agredidos (ou ameaçados) pelo grupo compareçam para denunciar o delito, auxiliando na formação do retrato falado.

Agora, é preciso que os agredidos vençam o receio e façam a sua parte: - compareçam à 52ª DP para que seja procedido o registro da ocorrência e os investigadores disponham de mais e melhores elementos que contribuam na elucidação desse caso, com a prisão dos criminosos.

Nenhum comentário: