segunda-feira, 27 de junho de 2011

Carta enviada a deputada myrianrios@alerj.rj.gov.br

Prezada Deputada Myrian Rios

Eu, como tantos brasileiros, nos acostumamos a ver artistas de televisao na sala de nossas casas, exercendo o seu trabalho, que e a comunicacao, o entretenimento.


Ligados as artes, a gente termina por fazer generalizacoes e acreditar que todos gostam de se informar, de estar atualizados, de consumir cultura, enfim - como aqueles nossos artistas vindos do teatro - Marilia Pera, Fernanda Montenegro, Antonio Abujamra, Paulo Autran, Italo Rossi etc.


E ai, deputada, a gente acaba na mesma posicao que a senhora - generalizando. Fazendo associacoes automaticas. Como se uma coisa necessariamente levasse a outra - o que nao e verdade.


Assistir o video de sua fala na ALERJ na secao da votacao da PEC 23 deixou isso bastante claro para mim.


O fato de uma pessoa interpretar papeis em novelas nao significa necessaria e automaticamente - embora eu assim preferisse - que essa pessoa tenha amor a cultura, a informacao, que goste de se esclarecer, se atualizar, ouvir posicoes contrarias, tirar as suas duvidas.


Houve um tempo tambem em que eu pensava que as pessoas, os parlamentares, gente que foi eleita para fazer ou vetar leis que interessam A TODOS, que essas pessoas procuravam, antes, SABER, CONHECER, a realidade daquilo que ia votar. 

Que nao confiavam automaticamente em suas crencas, naquilo que pensavam que conheciam - porque a responsabilidade de decidir coisas que afetam a vida de milhares de pessoas e muito grande. 

Entao, deputada, eu pensava que essas pessoas eram cautelosas e bastante rigorosas, procurando, antes de votar ou dar parecer, pesquisar, estudar - assim como alguns atores e atrizes fazem quando querem interpretar bem um personagem.

Vendo o video de sua fala, deputada Myrian Rios, eu percebi que, como a senhora, eu estava fazendo uma projecao e uma generalizacao.


Pois, deputada, em sua fala de justificativa para o seu posicionamento contra a PEC 23, a senhora fez uma associacao automatica entre PEDOFILIA e HOMOSSEXUALIDADE.


Deputada, pelos anos em que a senhora entrou na casa de minha mae e nos distraiu com as suas interpretacoes, pelo teste em que a senhora saiu vitoriosa no programa televisivo que lhe abriu as portas para o trabalho como artista de novelas, eu gostaria de lhe pedir um favor.


Gostaria de lhe pedir que procurasse se informar. Buscasse medicos, antropologos, sociologos, psiquiatras, psicologos, historiadores... Enfim, que procurasse SABER EXATAMENTE O QUE E PEDOFILIA e o que e HOMOSSEXUALIDADE.


Por favor, deputada.


Atenciosa e confiantemente,


Rita Colaco



A gente sabia que o nivel cultural no Brasil e pessimo - mais de 50% da populacao e de analfabetos funcionais, pessoas que ficaram anos na escolas mas que nao conseguem compreender um texto de tres linhas. O consumo de livros no pais e baixissimo. Programas educativos e informativos (de radio, teve, cinema etc) tem indice de audiencia muito pequeno. O vocabulario dos jovens a cada geracao e mais reduzido - hoje surgir um compositor com a capacidade poetica e vocabular de um Cartola e simplesmente impossivel, dada a regressao cultural verificada em nosso pais - embora se tenham elevado enormemente os numeros de matriculas nas escolas, aparelhos de televisao e radio nos lares...

Isso e muito triste. Triste e terrivel. Pois o nosso pais e continental. Possui recursos estrategicos importantissimos. Esta finalmente ocupando a posicao que lhe cabe no concerto das nacoes.

E triste e terrivel porque num cenario como este espera-se de um pais como o nosso que o seu povo esteja a altura do seu pais.

E somente um povo bem educado, bem informado, atualizado, consciente de seu compromisso com a coletividade podera fazer o pais trilhar os rumos de um futuro fraterno, sem discriminacoes, etico, justo, com salarios dignos e os servicos estrategicos, como saude, educacao e seguranca de otima qualidade e publicos.

Veja a nota que a deputada divulgou em seu sitio em 27/06/11 18:59:10 na categoria Nota Oficial



Nota Oficial



Rio de Janeiro, 27 de junho de 2011



Iniciei meu discurso de 21 de junho na tribuna da Alerj relatando a minha condição de católica, missionária consagrada da comunidade Canção Nova e, como tal, eu prego o respeito, o amor ao próximo, o perdão. Destaco que Deus ama a todas as pessoas, pois Ele não faz diferenciação. Em um dos trechos, afirmo: não sou preconceituosa e não descrimino.

Repudio veementemente o pedófilo e jamais tive a intenção de igualar esse criminoso com o homossexualismo. Se entenderam desta maneira, peço desculpas. Conto na minha família com parentes e amigos homossexuais e os amo, respeito como seres humanos e filhos de Deus. Da mesma forma repudio a agressão aos homossexuais, pois nada justifica tamanha violência.



Votei contra a PEC-23 por minhas convicções e não contra este ou aquele segmento de determinada orientação sexual.



MYRIAN RIOS

DEPUTADA ESTADUAL - PDT

Fonte: Assessoria de Comunicação - Myrian Rios
http://www.myrianrios.com.br/index.php?action=noticias&ver=126

Nenhum comentário: