segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O que é "ser homem"?

Qual a menina que, na sua infância e adolescência, não ouviu de seu irmão, primo, colega ou mesmo entre garotos desconhecidos, a frase, sempre dita em tom ufanista, como a anunciar alguma qualidade transcendental:
- Eu sou é homem!
Sim, as espécies humanas do sexo masculino têm a convicção de que são superiores, donos e senhores do mundo. Essa falsa noção é tão arraigada que se faz presente na Bíblia - o grande livro das religiões judaica e cristã.  

O curioso é observarmos o padrão de comportamento que essa espécime dos humanos ainda hoje (embora todo o avanço no processo civilizatório) exibe, como seus traços mais característicos:
a) violência física e psicológica contra suas esposas ou companheiras;
b) assassinato de suas ex-esposas ou ex-companheiras, quando foram dessas a iniciativa de terminar a relação;
c) praticar sexo extraconjugal sem proteção  (camisinha), igualmente com a esposa, terminando por contaminar a esta com o vírus HIV, assim como com outras DSTs;
d)  seus espécimes das camadas média e média alta, matriculados em cursos universitários ditos "nobres" (medicina, engenharia etc.), sobretudo de instituições públicas, organizam-se em grupos para promover, disseminar e praticar ESTUPROS contra as suas colegas, notadamente quando sejam lésbicas;
e) aproveitam situações de guerra para (mesmo contra mulheres dos países amigos que cederam espaço para inalação de base militar de seu país) praticar estupros contra as espécimes do sexo feminino;
f) são contumazes na prática de assédio sexual em trens, metrôs e ônibus; 
g) praticam sexo com crianças sob sua confiança, inclusive as suas consanguineas (filhas, sobrinhas, netas, irmãs);
h) não reconhecem a prole gerada, sendo responsáveis por gerações e gerações de filhos "de pai ignorado";
i) abandonam suas esposas e prole, em casos de 
1) desemprego,
2) doença grave de filho/a.

Nos últimos meses o noticiário tem sido tomado pela epidemia do Zica vírus e as crianças que estão sendo geradas e nascendo com microcefalia - doença que compromete com diversos graus de seriedade o sistema nervoso (fala, raciocínio,  locomoção etc.). A cada noite os noticiarios televisivos atualizam (sempre para cima) os números dos casos confirmados.

O que os noticiários têm deixado de noticiar foi hoje comentado pela jornalista INÊS DE CASTRO, da coluna Dentro do Espelho, da Rádio Band Fluminense FM (94,9):

- Os homens estão abandonando suas esposas  assim que recebem a notícia do diagnóstico de microcefalia.

Sem nenhum pejo de ordem ética ou religiosa,  esses pais simplesmente somem no mundo, deixando atrás de si a sua prole no momento em que se delineia que mais dele ela vai precisar.

- Isso é o que caracteristicamente em nossa cultura tem distinguido o "ser homem".  Desgraçadamente. Com o beneplácito da omissão cúmplice, acobertadora, dos meios de comunicação por séculos e ainda hoje, em muitos aspectos.

Há entretanto, uma parcela desses humanos do sexo masculino que, embora brancos (ou negros), de classe média (e mesmo alta), ou pobres, tem lutado contra essa meliflua tradição, defendendo igual dignidade e livre determinação às mulheres, bem como o dever ético e legal deles homens em relação à  família e à prole.  E é com ela que todas nós,  comprometidas com a viabilidade do processo civilizatório em relação também aos homens, nos aliamos em nossa luta para superar essa trágica tradição desse modelo nefasto de "ser homem".

(Atualizado em 24/02/2016, às 10h52)


Nenhum comentário: