sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mônica Bérgamo e suas "últimas notícias" sobre o PLC 122/2006: Desinformação e superficialidade?

Hoje pela manhã a jornalista Mônica Bérgamo noticiou, na Band News FM, como "favas contadas" a apresentação do substitutivo consturado entre a Senadora Marta Suplicy, Toni Reis e os parlamentares fundamentalistas.

Segundo ela, as negociações teriam se encerrado ontem e somente serão retomadas ao final do recesso parlamentar.

Ainda conforme a jornalista, a tendência verificada em suas conversações entre senadores apontaria para um "tudo ou nada" - forte resistência entre os senadores para aprovar o substitutivo.

Nenhuma palavra proferiu a jornalista Mônica Bérgamo sobre a reunião entre Marta e representantes da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT e o que ficou decidido ali, segundo o deputado Jean Wyllys.

Nenhuma palavra, igualmente, sobre a crescente ampliação da discussão, verificada após a divulgação desse substitutivo pela Senadora Marta Suplicy, que cada vez integra mais e mais pessoas da sociedade civil - como por exemplo o magistrado federal em Porto Alegre, RS, doutor em Direito pela UFRGS, Roger Raupp Rios e seu texto

- Por que tamanha desinformação, jornalista Bérgamo?

- Por que abriu mão de realizar uma pesquisa mais aprofundada, ampliando os interlocutores, ao invés de se restringir aos senadores? (Daquilo que narra, infere-se que sequer com a Marta Suplicy manteve contato.)

Uma simples "googleada" lhe teria vindo em socorro, subsidiando sua reportagem com notícias mais representativas da atual situação dos esforços em prol da construção de uma lei efetivamente capaz de, fazendo cumprir o que diz a Constituição da República de 1988, combater com eficácia as manifestações de homofobia.

***
Mais uma vez a constatação de que se dependesse exclusivamente da mídia grande para se informar e formar  convencimento a gente estaria é muito frita.

Mais uma prova concreta da vital importância da acessibilidade à banda larga enquanto direito universal - o modo de furar o bloqueio e cabresto da mídia comercial, superficial, parcial, situada.

Nenhum comentário: