domingo, 15 de fevereiro de 2009

PROJETO SAÚDE NO CÁRCERE

PROJETO SAÚDE NO CÁRCERE
Um ano de cidadania

O que em princípio seria apenas uma oficina de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à AIDS hoje é um programa que serve de referência para vários lugares do país.
Na 52ª DP de Nova Iguaçu, 400 detentos têm consultas médicas, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia, distribuição de remédios, distribuição de preservativos acompanhada de muitas informações acerca da importância da saúde reprodutiva e da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, como também prevenção à tuberculose e outras doenças contagiosas.

O projeto existe deste outubro de 2007, foi criado através de uma importante parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) e o Delegado titular de Policia Dr. Orlando Zaconne e acontecem semanalmente nas dependências da 52ª DP de Nova Iguaçu, contando com uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, educadores sociais, maqueiros e outros. Sempre procurando levar o trabalho da saúde da melhor maneira possível.

Pensando no artigo da Constituição que diz, “SAUDE É UM DIREITO DE TODOS” a Semus preocupa-se em garantir um tratamento preventivo e curativo das doenças a fim de quem não disponibiliza de acesso fácil aos recursos de saúde. Este projeto foi uma maneira encontrada para oferecer saúde à população carcerária. O projeto estava tendo dificuldades por conta dos transtornos causados pela locomoção dos presos até o hospital central do Desipe.

As oficinas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e AIDS são realizadas dentro das celas, reunindo um grupo de quarenta detentos. Com este número é possível melhor interação dos internos com o educador social, para interagir e conhecer melhor realidade da população daquele estabelecimento prisional.

A parceria da Secretaria de saúde de Nova Iguaçu e do delegado titular da 52ª DP é de extrema relevância para a prevenção e controle das doenças contagiosas como tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS para que não se proliferem contaminando outros que estão cumprindo pena. Levando-se em consideração o último boletim epidemiológico do Ministério da saúde que mostra as mulheres casadas como os principais alvos da infecção do HIV, toda informação passada aos presos é importante, pois as informações acabam chegando as suas companheiras.
Sempre procuramos mostrar que a prevenção é sempre a melhor saída, não somente para os presos que evitam trazer mais um problema para o coletivo prisional como também para suas esposas que ficam livre das infecções das doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto saúde no cárcere completa um ano e é uma demonstração clara de que uma medicina preventiva é indispensável para a população e imprescindível para o poder público que pode economizar dinheiro com a prevenção, oferecendo para a população uma saúde de qualidade.

Eugenio Ibiapino-Responsável pelo Projeto.
E-mail eventosaudeni@yahoo.com.br

Nenhum comentário: